O que é Bolsa Escola

O que é Bolsa Escola, neste artigo vamos saber o que é ou o que foi a Bolsa Escola.

O bolsa-escola foi um dos primeiros programas da transferência de renda a serem implantados no Brasil. Discutido desde a década de 80, somente em 2001 teve sua implantação nacional, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que ainda durante sua gestão preparou toda a organização desta bolsa.

O cadastro era muito semelhante com o que é feito com o bolsa família atualmente, em que era necessário fazer um fichamento no cadastro único, um gigantesco banco de dados, em que era possível filtrar todas as famílias em zonas consideradas de risco, que são as de pobreza e extrema pobreza, algo comprovado através de documentação entregue e forte filtragem.

bolsa escola

O que é Bolsa Escola

Basicamente o bolsa escola foi um dos precursores do bolsa família, tendo em vista que grande parte da atuação do segundo é um englobamento do nicho já explorado anteriormente. O valor pago, se levarmos em conta a correção monetária em relação a época, era de R$ 35,00 por filho, algo que pode ser ampliado com o bolsa família, implantado em 2004 pelo Governo Lula.

Para conseguir ter acesso a este benefício, era preciso buscar comprovantes de matrícula na escola do filho, bem como garantir que o mesmo tivesse o número mínimo de presença nas aulas. Comprovantes de renda da família e de endereço também eram solicitados, entretanto o mais importante era o atestado de matrícula e de frequência na escola em que a criança estivesse estudando.

Bolsa Escola foi um programa de transferência de renda com condicionalidades brasileiro. Vindo de discussões e debates acadêmicos desde o início dos anos 1980, com forte engajamento do sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, foi configurado como projeto de governo em proposta realizada por Cristovam Buarque do PT, enquanto reitor e professor da UnB no ano de 1986, cujo objetivo era pagar uma bolsa às famílias de jovens e crianças de baixa renda como estímulo para que essas frequentassem a escola regularmente. O objetivo maior era substituir ajudas humanitárias esporádicas de governos, como cestas básicas, por um sistema compensatório de distribuição direta de renda ao estrato mais pobre da população, mais prático e objetivo e imune a corrupção. Wikipédia

Ainda existe o Bolsa Escola

O bolsa-escola já não existe mais, tendo em vista que todo seu sistema foi agregado ao bolsa família, principalmente no que diz respeito a maneira como os dados eram armazenados e organizados. Para quem deseja algo semelhante ao bolsa-escola, deverá procurar sua secretaria encarregada do bolsa família e apresentar as condições de sua família. No programa sucessor, tanto os grupos de pobreza quanto os de extrema pobreza são contemplados, além de um valor pago exclusivamente pelo número de filhos, ou seja, para que a família consiga garantir condições básicas de estudo para o mesmo.

Para solicitar qualquer programa de transferência de renda, é preciso estar no sistema do cadastro único, que serve como base para o Governo Federal, que no caso de solicitações pode avaliar qual a situação financeira de família, algo comprovado no momento do cadastro. Trata-se de uma ferramente para que o planejamento dos programas possa ser aprimorado, tendo em vista que é possível saber quais as regiões que apresentam mais entrada de solicitações e quais as que as famílias melhor reagem.

Saiba mais sobre o Bolsa Família

O que é Bolsa Escola
4.5 (90%) 2 vote[s]

Comments (2)

  1. Eliana
    • Flavia

Leave a Reply