Recurso do Bolsa Família para Coronavírus ampliados

Saiba como rá funcionar a ampliação o recurso do bolsa família para coronavírus.

Em apresentação pública, o ministro da economia Paulo Guedes anunciou que assim como o corpo, a economia também sofre. Dessa forma, os impactos do novo Coronavírus será fortemente sentido pelo país que está vivendo em crise.

Por causa disso, o Governo está se preocupando em tomar medidas emergenciais para diminuir os impactos economicamente sentidos. Assim, o bolsa família é um dos focos para atender às camadas mais pobres do país.

Economia do Brasil em tempos de Coronavírus

Em apenas um dia a bolsa de valores do Brasil vivenciou uma queda de mais de 12% nas suas ações. Isso aconteceu por causa de 30 minutos de parada nas transações e realizações econômicas no país por conta do covid-19.

Dessa forma, ocorreu um marco histórico no país, o dólar fechou no valor de 5 reais em apenas alguns minutos. Logo, o maior valor de cotação do dólar no Brasil de toda a história e isso tem preocupado os governantes.

O fato é que o Brasil tem vivenciado uma crise no sistema econômico que estava começando a decrescer quando surgiu o Coronavírus. Com isso, é provável que voltemos à estaca zero, se as medidas não forem tomadas.

Então, é comum que em tempos de quarentena, estocagem de comida e pânico geral, a população mais pobre seja afetada. Dessa maneira, o Estado está preparando um pacote de medidas para que isso seja amenizado.

Entre as principais ações está o aumento na disponibilidade do bolsa família para Coronavírus para os beneficiados do programa. Sendo assim, esse é um meio que está sendo estudado para amenizar os impactos gerados.

Recurso do Bolsa Família para Coronavírus ampliados: Porque tomar essa medida

Esse é um momento de grande fragilidade no sistema econômico do país, visto que nesse tempo difícil a sociedade para. Isso porque, visando proteger a saúde pública, a população foi posta em quarentena por alguns dias.

Desse modo, com todos em suas casas o número de refeições aumenta, os gastos crescem e isso impacta no bolso. Nesse cenário, as camadas mais pobres sofrem mais as consequências, pois com todos em casa há custos.

Uma vez que as crianças que estudam em escolas públicas e têm suas refeições nas instituições de ensino passam a comer em casa. Nessa perspectiva, os pais ou responsáveis passam a custear essa alimentação.

Nesse sentido, tais alunos que possuem seu principal alimento do dia nas escolas podem ficar sem ter refeições completas. Assim, com o bolsa família para Coronavírus os menos favorecidos podem também se preparar.

Além disso, as principais formas de se proteger do novo Coronavírus é se alimentar de maneira suficiente e ter sono repousante. Dessa maneira, a camada mais pobre que come menos e descansa pouco fica mais vulnerável.

O Governo pretende implantar mais de R$ 140 bilhões na economia com 83 bi voltados para programas em favor da população pobre. E além do bolsa família o Governo está estudando tomar outras medidas como antecipação do 13°.

Recurso do Bolsa Família para Coronavírus ampliados

Recurso do Bolsa Família para Coronavírus ampliados

Como isso irá funcionar

Ainda não foi divulgado como será feito o critério de adesão para novas famílias nessa medida para o novo Coronavírus. Sabe-se até então que para o bolsa família especificamente o Governo vai liberar 3 bilhões de reais.

Também, já foi dito pelo Governo que o valor injetado está disponibilizado e é suficiente para incluir mil famílias ao recurso. Lembrando que o bolsa família para Coronavírus é uma das ações do pacote emergencial a ser implantada.

Ainda não foi especificado de que forma e quais são os critério para novas famílias entrarem nesse programa e receber benefício. Por isso, o indicado é que todos estejam atentos as publicações nos diários oficiais dos estados.

Portanto, vale ressaltar que por ser uma ação de emergência para esse período específico de pandemia isso não será eterno. Visto que quando tudo for normalizado e a economia tomar folego novamente tudo será normalizado.

Desde o início do governo vigente que a torneira do programa bolsa família vem sendo grandemente comprimida e impedida. Porém, na atual situação, que não afeta só o Brasil mas o mundo, isso deverá mudar.

Por causa dessa dificuldade em receber o benefício, muitas filas se formavam na espera de liberação desse recurso. Mas, nos brevemente isso deve mudar.

Tudo que foi esclarecido sobre essa medida ainda está em tramite, logo não há nada especificado ou direcionado. Por isso, não se sabe como tudo irá ser feito ou que direcionamento isso irá tomar.

Conclusão

É importante estar atento às notícias oficiais divulgadas para não cair nas famosas Fake News que circulam todos os dias. Sendo assim, observar o que é postado na internet e procurar saber em fontes seguras é necessário.

Assim, esse recurso do bolsa família ampliado por causa do Coronavírus irá beneficiar muitas famílias mais frágeis socialmente. Entretanto, é um dever de todos pensar coletivamente e ter empatia, pois todos vivem em sociedade.

Vale dizer também que não é só o bolsa família para Coronavírus o feito planejado pelo Governo para amenizar a crise. Segue abaixo a lista das ações governamentais para esses tempos de atuação do novo Coronavírus:

  • Incluir mais mil famílias ao bolsa família;
  • Antecipar o PIS;
  • Antecipar o 13° de pessoas aposentadas para o mês de abril;
  • Transferir valores que não foram sacados do PIS para FGTS;
  • Adiar pagamento do FGTS;
  • Diminuir a burocracia para importar matéria prima industrial.

Leave a Reply